Endereço: Rodovia JK entre o Rio Amazonas e a Linha do Equador

O papel do leigo na Igreja Católica

O Concílio Vaticano II resgatou de maneira iluminada o papel do leigo na Igreja; por isso hoje, graças a Deus, homens e mulheres leigos, jovens, e até crianças, fazem um trabalho maravilhoso de evangelização.

“O fiel leigo, na sua própria vida cristã e em sua atuação na Igreja, não é um mero auxiliar do Bispo ou do Padre. O Batismo lhe dá direito e, portanto, também o dever de realizar em sua existência a ação sacerdotal de Cristo.” (Papa João Paulo II)

O leigo faz e complementa a ação do sacerdote; ele não ministra os sacramentos, mas prepara os irmãos para isso. Para que o leigo cumpra bem a sua missão ele precisa conhecer bem a Igreja que Jesus instituiu e nos deixou com a Sua doutrina.

A estrutura hierárquica da Igreja foi estabelecida por Cristo, como seu fundamento e está além dos paradigmas sociais, porque ela “não nasceu do povo”, mas de Deus, de Jesus Cristo, ela veio do céu, e não da terra. Somente vindo do céu ela pode salvar a terra. Uma igreja que nascesse da terra não teria esse poder.

Resumo feito a partir de artigo do Prof. Felipe Aquino
www.cancaonova.com

2 comentários:

  1. parabens pelo maravilhoso trabalho e pela organização das pastorais, que Deus continue abençoando nossa DIOCESE, e nossas igrejas, para honrra e glória do nome de JESUS E MARIA, mãe de amor incondicional que jamais abandonará os filhos que o pai os confiou AMÉM?

    ResponderExcluir
  2. vc são o máximo parabens bjs

    ResponderExcluir