Endereço: Rodovia JK entre o Rio Amazonas e a Linha do Equador

Missa da Ceia do Senhor- Lava Pés ( dia 21 de Abril de 2011) - 5ª Feira- Santa

Missa da Ceia do Senhor


Varios senhores comunidade foram convidados a participar doRito do lava pés, cada um representando um apóstolo de Cristo.



A celebração da Ceia do Senhor com o lava pés teve inicio as 19:00 na Igreja São Paulo. Desta celebração participaram as comunidades e setores que pertencem a Paróquia São Pedro.

A celebração foi presidida pelo Diácono Nivaldo

Seguida a missa, após a comunhão houve a transladação do Santissimo Sacramento até o local para a doração, todos os presentes na missa seguiram em procissão até ao altar para fazer adoração a Cristo.


As comunidades e pastorais irão se organizar para adoração conforme o calendário de adoração seguindo os seus horários os definidos pela coordenação da igreja.


Um pouco da História do lava pés


O lava-pés é um rito litúrgico, realizado na Quinta Feira Santa, na missa da Ceia do Senhor. Este rito, repete o gesto de Jesus que, na última ceia lavou os pés de seus discípulos em sinal de serviço e de amor.

O lava-pés era muito usado no tempo de Jesus e até mesmo antes do seu nascimento. Era um trabalho humilde, feito por escravos, que consistia em lavar os pés dos patrões da casa e de daqueles que chegavam de viagem. Não raro, esse trabalho era considerado humilhante a ponto de ser designado como castigo a algumas pessoas que cometiam algum delito legal.


O rito do lava-pés, na liturgia, é conhecido desde a mais remota antiguidade e foi pratica por Papas, bispos e sacerdotes de todas as épocas. Também imperadores e reis praticaram o lava-pés como sinal de serviço aos seus súbditos. Os monges, que recebiam peregrinos em seus mosteiros, acolhiam-lhes com ósculo da paz e lavando-lhes os pés, para demonstrar que estavam a serviço do hóspede. Desde o século IV conhece-se o rito do lava-pés no Ocidente, com excepção de Roma.
Actualmente, o rito do lava-pés, como é chamado, é muito simples. Não existe a obrigatoriedade, que havia antigamente, de que somente homens representem a comunidade ou os apóstolos. Também mulheres e crianças, hoje, tomam parte desse rito. Outra característica, é que este rito não é uma encenação dentro da missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou padre que lava os pés de algumas pessoas da comunidade está imitando Jesus no gesto, mas não como teatro; ao contrário, como compromisso de estar ao serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Não há necessidade, pois, que as pessoas venham vestidos de apóstolos, mesmo porque, o missal não determina quantas pessoas deverão ter os pés lavados ao dizer: "viri selecti deducuntur..." ("os homens escolhidos são levados...").

Actualmente o rito acontece, depois da homilia quando o sacerdote, retirando a casúla, cinge-se com um avental e lava os pés daqueles representantes da comunidade.

postagem por Marisete Pastana Barbosa
Imagem por: Jackson Pereira Barbosa
Texo complementar sobre rito lava pés:
fonte-http://mafaoli.blogspot.com/2008/03/rito-do-lava-ps.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário